Órgão vinculado à Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura  
Fepam
    Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luiz Roessler - RS   




 

 







Audiências Públicas

MTR

MTR

Agendamento de Atendimento

Balneabilidade 2017-18

Guia 372 - Municípios


Revista Fepam






ACIDENTES DE TRANSPORTE DE PRODUTOS E RESÍDUOS PERIGOSOS


No ano de 2019, a DEAMB iniciou o Projeto de mapeamento dos acidentes e emergências com produtos perigosos por todas as rodovias e ferrovias do estado do Rio Grande do Sul, do ano de 19944 ao ano de 2019. O mapeamento foi realizado em conjunto com a Divisão de Planejamento (DIPLAN) do Departamento de Qualidade Ambiental (DQA), através da sua equipe de geoprocessamento a partir de dados históricos obtidos durante os atendimentos.

Este Projeto atende ao disposto no artigo 2°, item II, letra e, do Decreto Estadual nº 54.369, de 10 de dezembro de 2018, que institui o Sistema de Previsão, Prevenção, Alerta e Combate aos incidentes e acidentes hidrológicos e ecológicos , delegando à FEPAM:

apoiar e fomentar o planejamento das demais Secretarias e órgãos do Estado, fornecendo informações e apoio técnico, de modo a inserir as variáveis de qualidade, ambiental e de risco tecnológico, em especial o mapeamento das áreas sensíveis, de risco ao meio ambiente e à saúde pública e de maior incidência de acidentes.



O resultado inicial deste mapeamento é apresentado na figura abaixo.
A continuidade deste Projeto dar-se-á através da compilação dos demais acidentes atendidos pela Equipe de Emergências da FEPAM (mortandade de animais, derramamento de óleo no mar e águas interiores, emissões atmosféricas, incêndio em lixões, aterros, industrias) para, posteriormente, serem georreferenciados e mapeados pela Equipe de Geoprocessamento da Fepam.

Visualize o Relatório de 2019 da Divisão de Emergências Ambientais

Visualize aqui a relação dos acidentes de transporte de produtos e resíduos perigosos atendidos pela Equipe de Emergência da FEPAM.