Órgão vinculado à Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável  
Fepam
    Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luiz Roessler - RS   




 

 





Agendamento de Atendimento

Agendamento de Atendimento

Balneabilidade 2016-17

Zoneamento Ecológico-Econômico







REGIÃO HIDROGRÁFICA DO LITORAL

www.mma.gov.br

www.rbma.org.br

www.sema.rs.gov.br

www.unesco.org.br


A Região Hidrográfica do Litoral ou das Bacias Litorâneas está localizada na porção leste e sul do território rio-grandense e ocupa uma superfície de aproximadamente 53.356,41 Km², correspondendo a 20,11 % da área do Estado. Sua população total está estimada em 1.231.293 habitantes, correspondendo a 12,09 % da população do Rio Grande do Sul, distribuídos em 80 municípios, com uma densidade demográfica em torno de 23,07 hab/Km².

Compõem esta região hidrográfica seis bacias: Tramandaí (L10), Litoral Médio (L20), Camaquã (L30), Piratini- São Gonçalo - Mangueira (L40), Mampituba (L50), Jaguarão (L60). Destaca-se que a Resolução 05/02, do Conselho Estadual de Recursos Hídricos, instituiu o Comitê Gestor da Laguna dos Patos - CGLP como instrumento de articulação no gerenciamento das águas desta laguna.

Inserida na Região Hidrográfica do Litoral encontra-se a área de atuação do Programa de Gerenciamento Costeiro – GERCO/RS, a qual é mais reduzida por não acompanhar integralmente a bacia hidrográfica, tendo sido definida usando-se como critérios básicos a geomorfologia, as drenagens naturais e a influência marinha.

         Bacia do Rio Mampituba Bacia do Rio Tramandaí Bacia do Litoral Médio Bacia do Rio Camaquã Bacia dos Rios Piratini / São Gonçalo Bacia do Rio Jaguarão               

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

  L20 - Bacia do Litoral Médio

A região apresenta uma linha de costa retilinizada, com 618 Km de extensão, formando um das mais extensas e contínuas praias arenosas conhecidas. Além dos municípios da costa, a abrangência desta região compreende a maioria dos municípios do terço mais ao Sul do Estado, caracterizando-se por apresentar uma ampla planície sedimentar cenozóica com um conjunto de feições geomorfológicas sob condições de clima subtropical úmido costeiro. Em grande parte do território há uma predominância de baixa fertilidade natural e alta suscetibilidade eólica.

Na paisagem destacam-se as praias marítimas, as dunas móveis ou fixadas por vegetação arbórea, as lagoas costeiras interligadas, banhados e marismas. Nesta região está presente um dos maiores complexos lagunares do mundo, onde têm destaque três grandes corpos d'água - Lagunas dos Patos, Mirim e Mangueira, além de várias lagoas menores que, no Litoral Norte formam um conjunto de lagoas interligadas.

Entre os usos preponderantes dos recursos hídricos, nesta região, a irrigação de arroz se evidencia em todas as bacias. Além disto, o turismo e a pesca também se notabilizam, especialmente nas bacias dos rios Tramandaí e Mampituba e do sistema Piratini - São Gonçalo - Mangueira. Neste último, deve-se enfatizar, igualmente, a atividade industrial relacionada, especialmente, ao ramo químico e petroquímico.

Os principais impactos ambientais observados estão relacionados ao lançamento de esgotos de origem urbana e rural, sem prévio tratamento, o que afeta as condições de balneabilidade, principalmente durante o verão; substituição de sistemas naturais, como áreas de Mata Atlântica e banhados por culturas permanentes ou urbanização desordenada; a presença de indústrias química e petroquímica, concentradas na área do Superporto de Rio Grande, o que agrava o problema da poluição hídrica devido aos despejos de seus efluentes. A mineração de carvão para fins energéticos, por sua vez, representa outra importante fonte de degradação ambiental, ocorrendo principalmente nas bacias do Rio Jaguarão e Piratini - São Gonçalo - Mangueira.

Fonte:

Relatório Anual de Recursos Hídricos no RS
DRH – SEMA

Diretrizes Ambientais para o Desenvolvimento dos Municípios do Litoral Norte
GERCO – FEPAM

Consolidação e Complementação de Diagnóstico Ambiental – Controle de Atividades Poluidoras em porção do Litoral Sul do RS
FEPAM – PROFILL 2003

Estudo de Impacto Ambiental da Rodovia BR 101/RS – Trecho Tavares – São José do Norte Diagnóstico Ambiental
DNER – FURG – HAR Engenharia e Meio Ambiente Ltda.

 

 



FEPAM - Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luiz Roessler
Proteja o Meio Ambiente. Você também é parte dele.
Av. Borges de Medeiros 261 – 90020-021 - Porto Alegre – RS
Central de Atendimento: 3288.9444 – 3288.9544 – 3288.9451
Horário da Central de Atendimento: 09:00-12:00 / 14:00-17:00
2002 - 2017 © Copyright - Todos os direitos reservados.