Órgão vinculado à Secretaria Estadual do Meio Ambiente  
topo
  Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luiz Roessler - RS   




 

 

 

 


Projeto Balneabilidade 2013/2014




QUALIDADE AMBIENTAL

REGIÃO HIDROGRÁFICA DO RIO URUGUAI

U-50

Alegrete

Caverá

Rio Caverá, afluente do Rio Ibirapuitã

 

Às margens do rio Caverá, o Balneário Caverá conta com infra-estrutura mínima, estando localizado a cerca de 7 Km de Alegrete. Afluente da margem direita do rio Ibirapuitã, o rio Caverá nasce na Coxilha do Caverá. O rio Ibirapuitã apresenta uma extensão de aproximadamente 250 km, dos quais 180 km estão no município de Alegrete. Nasce na porção oeste de Livramento, na coxilha de Haedo. Sua direção é sul-norte, sendo que, em Alegrete, forma um grande arco, envolvendo a cidade pelo lado oeste. Para navegabilidade, requer medidas de limpeza e regularização. Em época de cheias, inunda grandes áreas. Este rio divide o município em duas partes do ponto de vista econômico. À margem direita do rio, estendem-se as terras mais próprias para agricultura e, à esquerda, terras propícias para a pecuária.


U-50

Itaqui

Passo do Silvestre

Rio Ibicuí

 

Localizado às margens do rio Ibicuí, na estrada do Silvestre, com acesso via Josapar, dista cerca de 38 km do centro da cidade de Itaqui. Configura-se em ótimo balneário, com areias brancas e águas claras. Possui ampla área para camping, quadras de futebol de areia/vôlei; com rede de luz e água, banheiros e bares.

 

U-50

Jaguari

Fernando Schilling

Rio Jaguari

Localizado à margem direita do Rio Jaguari, junto à área urbana, com praias de águas claras, que permitem banho. Apresenta infra-estrutura básica para lazer com área de camping, salva-vida, etc. Devido à proximidade da área urbana, e a não dependência de transporte, é muito freqüentado pelos banhistas/população local quando da realizações de eventos ou mesmo a noite, nos bares e restaurantes locais.


U-50

Manoel Viana

Praia e Camping Rainha do Sol

Rio Ibicuí

 

A Praia e Camping Rainha do Sol é uma das mais belas praias de água doce do Estado de Rio Grande do Sul. Existe uma infra-estrutura completa para atendimento ao turista, contemplando: área para camping com espaço para aproximadamente 300 barracas na sombra; 01 quadra de futebol de areia; 02 quadras de voleibol de areia; 01 cancha de bocha; palco para apresentação de shows; 03 bares/lancherias sendo um também restaurante; banheiros; redes elétrica e hidráulica; churrasqueiras distribuídas em todo o camping; atendimento administrativo 24 horas; pracinha de brinquedos; guardas noturnos; operação salva-vidas. Nos finais de semana, ocorre a apresentação gratuita de shows musicais e culturais, torneios esportivos, eventos ecológicos, ginástica na praia diariamente, e outros eventos culturais. A época de maior freqüência dos banhistas é do mês de dezembro a março. O número de freqüentadores do balneário é, em média, de 50.000/ano. A área da faixa de praia e extensão é das "Pedrinhas" até as proximidades do local denominado "Perau" com 1.800m lineares de margem.

U-50

Mata

Balneário Municipal de Mata

Rio Toropi

Situado a aproximadamente 4 km do município de Mata, o balneário é de fácil acesso. Possui adequada infra-estrutura, com canchas de bocha, quadras de futebol de areia e voleibol, bar e lanchonete, churrasqueiras, mesas, área de camping, banheiros, etc. Também é nesse Balneário que é sediada uma das etapas estaduais de Canoagem e realizado o Circuito Matense de Vôlei de Areia, contando com participação de todas as regiões do Estado. O local de banho é invejável, com água corrente e límpida, oferecendo segurança aos usuários.

 

U-50

Santiago

Balneário do Distrito de Ernesto Alves

Rio Rosário

O Balneário no Distrito de Ernesto Alves apresenta uma média de 1.000 pessoas aos fins de semana do verão. O Distrito possui uma boa infra-estrutura de lazer, com bares e restaurantes típicos de comida italiana, quiosque com oferta de produtos coloniais e sanitários, área para camping e jogos (voleibol de areia, futebol, bocha), áreas verdes em abundância com trilhas para caminhadas ecológicas. No Distrito são realizados vários eventos culturais e esportivos (vôlei verão RBS, Sai da Toca: evento de esporte e lazer organizado pela Prefeitura Municipal, Natal Vida, entre outros). Situado às margens do rio Rosário, com acesso pela BR 287, distante 21 Km da sede do município de Santiago.


U-50

São Francisco de Assis

Jacaquá

Rio Ibicuí

A praia de Jacaquá está situada às margens do rio Ibicuí, a 18 km da sede de São Francisco de Assis. Possui infra-estrutura básica com uma grande área para camping e jogos (voleibol de areia, futebol, bocha). A abundância das áreas verdes oferece opções para caminhadas ecológicas nos diferentes ambientes existentes.

Na última temporada foi concluída a reforma e ampliação do serviço de hospedagem no local.

Pela infra-estrutura que oferece, o balneário recebe muitos visitantes de todas as regiões, com destaque para as excursões com uso de transporte coletivo.

 

U-70

Cacequi

Balneário São Simão

Rio Santa Maria

Localizado no rio Santa Maria, a 15 km da sede do município, possui área de camping, rede elétrica e abastecimento de água por poço artesiano. O número de freqüentadores gira em torno de 10.000 pessoas por temporada. Por situar-se próximo a foz do rio, é freqüentemente afetado pelas inundações, dificultando o acesso ao balneário. Uma das principais características do balneário é o grande número de "bancos de areia" com grandes extensões resultante do processo de arenização que sofre o rio Santa Maria. O balneário situa-se próximo a uma área usado pelo Exército para exercício, beneficiando-se de alguma infra-estrutura já existente (ponte, estrada, residências, etc.).

U-70

Dom Pedrito

Passo Real

Rio Santa Maria

No município de Dom Pedrito, junto ao rio Santa Maria, está localizado o BALNEÁRIO PASSO REAL, freqüentado pela maior parte da população durante o verão. No local existe infra-estrutura com luz elétrica, instalação de água, banheiros, churrasqueiras, bares, campo de futebol a área para camping. O Balneário Passo Real está situado no perímetro urbano, sendo o acesso em ótimas condições pela rua General Carneiro (sudoeste da cidade). Durante o período de veraneio, são promovidos vários eventos organizados pela Secretaria de Turismo do município que, conforme depoimento dos freqüentadores, é muito ativa e valoriza a atividade de veraneio com investimento na infra-estrutura.


U-70

Rosário do Sul

Areias Brancas

Rio Santa Maria

 

A menos de 1 km do centro cidade, é considerado o mais belo balneário de água doce do RS e caminho obrigatório dos turistas da região do Uruguai e Argentina. Apresenta locais para banhos ,com água azul de pouca profundidade, uma areia branca e fina, árvores naturais e cultivadas, além de muito sol. No verão pode-se atravessar toda a largura do rio Santa Maria à pé. As áreas para a prática de esqui aquático e motonáutica são demarcadas com bóias e cordões. Sem pesca. Junto à praia está localizado o calçadão com toda a infra-estrutura para lazer e recreação. Possui bares, restaurantes, palco para festividades artísticas, área para a prática de esportes, atraíndo veranistas de várias regiões. Possui camping semi-organizado administrado pela Prefeitura Municipal.

U-50

São Vicente do Sul

Passo do Umbú

Rio Ibicuí

Localizado às margens do rio Ibicuí, a aproximadamente 20 km da sede do município de São Vicente do Sul, apresenta excelente infra-estrutura de lazer com chalés/residências e área de camping, salva-vida, etc. Devido à proximidade da área urbana, é muito freqüentado pelos banhistas/população local quando da realizações de eventos.


FEPAM - Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luiz Roessler
Proteja o Meio Ambiente. Você também é parte dele.
Av. Borges de Medeiros 261 – 90020-021 - Porto Alegre – RS
Central de Atendimento: 3288.9444 – 3288.9544 – 3288.9451
2002 - 2014 © Copyright - Todos os direitos reservados.