Órgão vinculado à Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura  
Fepam
    Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luiz Roessler - RS   




 

 







Audiências Públicas

MTR

MTR

Agendamento de Atendimento

Balneabilidade 2017-18

Guia 372 - Municípios


Revista Fepam






QUALIDADE AMBIENTAL

INVASORAS RS



O Programa Estadual de Controle de Espécies Exóticas Invasoras tem como objetivo prevenir a introdução de espécies exóticas invasoras e atuar no monitoramento, controle e erradicação daquelas presentes no Estado. Instituído pela Portaria Conjunta SEMA/FEPAM n.º 14/2018, o Programa é coordenado pela SEMA e conta com a participação de uma equipe que envolve analistas ambientais de diferentes setores da SEMA e da FEPAM que buscam trabalhar em parceria com os demais setores da sociedade civil.

O Programa dá continuidade à ação coordenada pela Fepam no âmbito do Projeto RS Biodiversidade. Esta ação resultou na proposta técnica para a criação de um Programa Estadual, além da publicação da Portaria SEMA n.º 79/2013 e outras normativas. A Lista A desta Portaria reconhece atualmente 98 espécies exóticas invasoras no Estado, envolvendo plantas, animais vertebrados (terrestres e aquáticos), invertebrados e algas.

O uso produtivo de algumas destas espécies é permitido de forma controlada, sendo estas classificadas na lista como categoria 2. As atividades produtivas que utilizam estas espécies, como Pinus sp. e Ctenopharyngodon idella (carpa-capim), dependem de autorização, devendo ser requerido o seu licenciamento.

As demais espécies têm o seu uso proibido, por isso é importante distingui-las. A falta de conhecimento da extensão dos impactos causados pelas espécies exóticas invasoras é um dos desafios enfrentados pelo Programa. Caso as identifique em seu empreendimento, casa ou jardim, procure adotar ações de manejo visando o seu controle e erradicação. Assim você contribui para evitar o avanço das invasões e auxilia na conservação do nosso ecossistema nativo.

Para mais informações sobre as espécies exóticas invasoras, normativas e ações realizadas pelo Programa, acesse www.sema.rs.gov.br/programa-invasoras-rs



FEPAM - Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luiz Roessler
Proteja o Meio Ambiente. Você também é parte dele.
Av. Borges de Medeiros 261 – 90020-021 - Porto Alegre – RS
Central de Atendimento: 3288.9444 – 3288.9544 – 3288.9451
Horário da Central de Atendimento: 09:00-12:00 / 14:00-17:00
2002 - 2021 © Copyright - Todos os direitos reservados.