Fepam intensifica fiscalização contra uso ilegal de agrotóxicos proibidos no Estado
A ação reforça o compromisso da Fepam com a proteção dos recursos hídricos e a conservação dos ecossistemas do RS
Publicação:
A Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) realizou, nos meses de outubro e novembro deste ano, a Operação Pomacea, uma ação fiscalizadora intensiva para investigar o uso irregular de agrotóxicos proibidos no Rio Grande do Sul.
A operação foca no ingrediente ativo Hidróxido de Fentina, um fungicida classificado como muito perigoso ao meio ambiente, cuja a presença foi detectada durante a execução do Projeto de Monitoramento de Agrotóxicos da Bacia Hidrográfica do rio Gravataí, também realizada em 2025, e financiado pelo Fundo para Reconstituição de Bens Lesados do Ministério Público do RS.
O nome da operação faz referência ao caramujo Pomacea, espécie nativa do Rio Grande do Sul que sofre efeitos mortais com a exposição ao produto, altamente persistente no ambiente e extremamente tóxico para organismos aquáticos.
Durante a fiscalização, a Fepam vistoriou 13 empreendimentos agrícolas em seis municípios localizados na Bacia Hidrográfica. As equipes coletaram amostras de água e sedimento para análise laboratorial especializada, buscando identificar a presença de uso do produto de forma irregular.
Os resultados das análises laboratoriais confirmaram a presença do produto em pelo menos três propriedades. Em uma delas, os fiscais identificaram o descarte irregular de embalagens de agrotóxicos e tentativa de destruição por queima, incluindo embalagens do produto comercial Fentin Tafirel, cujo princípio ativo é Hidróxido de Fentina.
A fiscalização contou com o trabalho de analistas da Divisão de Fiscalização Ambiental (DIFISC), Divisão de Planejamento Ambiental (DIPLAN), Divisão de Agrotóxicos (DIAGRO) e Divisão de Culturas Agrícolas (DILCA) e da Área de Proteção Ambiental do Banhado Grande da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema).
A ação reforça o compromisso da Fepam com a proteção dos recursos hídricos e a conservação dos ecossistemas do Estado.